JOÃO CASTILHO NETO - BIENAL DO ALTO TIETÊ



JOÃO CASTILHO NETO

ARTE É FODA ! ou FODA-SE A ARTE Lembrei daquele grafite do Jonh Hovard da cobra que come o rabo ( Deus se come-se ) que acho quié tirado do Vedas . Segundo definição de Ignacio de Loyola Brandão Se Foder quer dizer fazer relação sexual com sí mesmo. A arte acaba devorando o artista. Monsier Duchamp e os dadaistas que lutavam contra o endeusamento da arte acabaram ícones. O pop que nasceu como crítica à sociedade de consumo seguiu os passos de Dali & Picasso e virou griffe com Andy Warol. Às vezez me perguntam o que é arte . A melhor definição que ouvi foi de Antonio Bispo do Rosário : " Arte é algo que fazemos para não ficar loucos " . Pessoas há que quando me apresento como artista plástico perguntam: Você pinta retratos. Não ? Paisagem ? -Existe uma fronteira meio etérea que separa o que é artesanato/ o que é ilustração/ grafite /colagem/sticker/lambe-lambe/pixo. A arte manual e a arte reproduzida. Eu que consigo vender quando muito um trabalho por ano e passo mais dois anos para receber fico com uma baita duma inveja do romero brito que fez sucesso em miami retratando celebridades e hoje vende suas bugigangas até em feira de Quixeramobim. Já tem até em Mogim ! Essas elocubrações foram pra expressar proliximamenteanbiguo as impressões que colhi do foro : Segundo umcarinha Mogi não precisa de um Museu por que já é um( no sentido de velharia). O conceito é velho . Museu hoje é Memória e enquanto se tem memória se é vivo e atuante.Mas ainda acho que não é dessa vez que sai Museu /Centro Cultural e o escambal. O ano é de política. de Copa. Fim de Mandato. O que vem por aí é viaduto... Nem vai dá pra nóis armá a barraquinha !




Wilson Watsombrero
Sensacional, Castilho acredito que cada um que ler essa definição/demonstração de arte, já estará fazendo um pouco pra mudar esse quadro embaçado. Obrigado por nos tocar com mais essa bela Obra.
Sueli Galvani
O político que disser prometer que irá fazer do prédio da telefônica um museu de artes.para os artistas de Mogi e região te.o meu voto .

Zeti Muniz de Queiroz
Arnold Schwarzenegger,antes de ter sido eleito governador,parou em frente de um rapaz com cara de fome e precisando de um banho que estava pintando uma tela,e disse p/o rapaz me vende esta tela e vá tomar um banho e comer algo!o rapaz agradeceu e obedeceu na hora!No dia seguinte Arnold e sua esposa volta até o rapaz e diz:Minha esposa quer te conhecer e encomendar alguns trabalhos seus!o rapaz claro atendeu aos pedidos da esposa do ator.Contente Arnold,declara que se for eleito governador; volto te buscar!E cumprindo sua palavra mandou chamar o rapaz e fez uma proposta de trabalho em sua secretária , o rapaz aceitou não poderia perder esta oportunidade,um dos projetos era deixar o estado mais colorido.E o ator que tinha virado Governador disse:então rapaz um artista reconhece outro,vamos acertar seus documentos,da onde vc vem e qual é seu nome?o rapaz diz:sou brasileiro e meu nome Romero Brito.João Castilho,companheiro do beco do sapo,temos alguns espaço a disposição para exposição de suas artes a hora que quiser,poderá escolher local,dia e





 
Mauro Martins
É DuCastilho....

Kira Luá
Pior... voce falou a maior verdade...


Waldir Vera
Mas nos temos como mudar esta merda toda, pelo menos ainda é no que podemos acreditar...!

Rogério de Moura

Ao MANIFESTO CASTILHANO! Andy Warol foi um mito criador, criou conceitos que revolucionaram a idéia de marketing e o modo de ver arte, ele quis trazer a arte ao ao alcance de todos, que é o está acontecendo hoje... o problema foi que o marketing superou essa ideia e conduziu a arte ao lugar comum. O trabalho do Romero Britto, em sua origem, tem conceitos interessantes, mas o mercado transformou-o em ilustrador, perdeu as qualidades de artísticas e ganhou conotações de artesanato... não é mais um artífice criador e sim um artesão repetidor... acontece muito por ai! Fica cansativo, vira carne de vaca, o trabalho se esvazia da ética artística e sua função social deixa ser um objeto estético pra se tornar um objeto de decoração. Em qualquer lugar nas ruas, nos muros, nas roupas, no sofá, até nas bundas popusudas, é o "funk" das artes visuais. Enfim, estamos no tempo do qualquer jeito e qualquer coisa está bom, o importante é se expressar, ser protagonista, poder consumir o que quiser... e não indivíduo. Salve Paulo Maluf e sua célebre frase: "os fins justificam os meios". Ou seja: "eu roubo, mas faço". Que é que tem as qualidades artísticas de uma Castilho, são poucos, quem é que tem todo esse despojamento... Castilho professa o que diz. Assim seja!

Valdir Mello

...quantos votos um cara que tem senso crítico, é humanista, culto, tem arte correndo nas veias, tá no movimento, e um monte de etc... pode levar às urnas para eleger um cara que não tem nada disso aí de cima para ser político de carteirinha e pra não correr atras de cultura, e talvez de porra nenhuma, que pode sim ser mola de propulsão, transformadora, ...êpa, peraí... parece que esse filme passa toda hora e só assistimos...é só um desabafo... também não sei como mudar...

Gabriel Leandro Batista
Artista-filósofo multicultural!
Jorge Beraldo grande castilho, vamos expor no buraco do marco

Magna Dan gostei da definicao de arte ....e o q fazemos pra nao ficarmos loucos....

Libano Montesanti Calil Atallah Eu penso que o Castilho entende de arte. Este texto dele é uma bela obra. Valew Castilho!

Magna Dan sim....falou bem...

Danilo Scarpa a arte está na vida e ela está passando!

Claudia Sant'Anna Cara...Voce é demais.

Miled Andere Além de um grande artista é filósofo!

Claudia Sant'Anna Zeti Muniz de Queiroz...Zeti.......que nobre.


 _________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah