DEBATE DA RÁDIO METROPOLITANA DE MOGI SOBRE A BIENAL DO ALTO TIETÊ - ERIC BAXMANN - PAVILHÃO BIENAL DO ALTO TIETÊ - ARTPONTO.COM








Debate da Rádio Metropolitana de Mogi sobre a Bienal do Alto Tietê

Eu me lembro como se fosse hoje, minha primeira aula de História da Arte na faculdade, o professor nos perguntou o que é arte plástica? Todos nós demos respostas variadas a essa questão, mas nada satisfatório. Então ele nos disse, como vocês vêm estudar artes e não sabem o que significa a palavra em si, ele pediu que olhássemos no dicionário então vamos lá, no dicionário, está escrito ?arte, atividade do homem que produz obras, objetos belos. Plástico, referente às artes que elaboram formas?, como nosso assunto é a Bienal do Alto Tietê vamos olhar no dicionário o que essa palavra nos diz ?Bienal? , acontecimento de dois em dois anos?, bom com isso podemos concluir que Bienal de artes é um evento que acontece de dois em dois anos reunindo uma gama de obras em suas variadas formas. Hoje temos a Bienal do Alto Tietê que reúne obras de vários artistas dessa região, mas agora vem a pergunta: qual é importância desse evento para a sociedade? Porque é importante o apoio do poder público e privado, para que esse evento possa acontecer? Essas perguntas foram temas do debate que aconteceu no dia 16 de maio de 2008 na rádio Metropolitana, em Mogi das Cruzes, onde estavam os artistas plásticos Nerival Rodrigues, Lúcio Bittencourt, Líbano Calil Atallah e Eric Baxmann Carrupt com a participação por telefone do Profº Doutor Mário Sérgio.
No próximo ano estaremos promovendo a 4ª edição da Bienal do Alto Tietê, o qual terá o tema ?Terra: Planeta Vida?. Esse tema nasceu da preocupação desses artistas com o aquecimento global, como foi lembrado no debate, sendo citados os eventos na China e em Mianma, uma questão que envolve toda a população mundial e essa é uma das funções da arte como foi lembrada pelo Líbano, ?arte mostra a realidade?, e como foi dito no começo do texto, ?arte é a atividade do homem?, e complementando ?para o homem?. Outro assunto importantíssimo discutido foi o teor cognitivo da arte para as crianças e nossos jovens sendo ressaltado por todos ali. Essa é outra função da arte: trabalhar o cognitivo da criança, coordenação motora, essa sendo trabalhada com a parte plástica da arte (elaborando formas) e a sua socialização do ser, lembrando sempre Carl Jung que teorizou sobre o inconsciente coletivo, ou seja, todo o ser humano está interligado por um passado em comum, gerando uma lembrança inconsciente desse passado, só sendo liberado pela arte. Essa teoria é muito usada em arte terapia, onde se recupera muitos doentes de esquizofrenia e outras doenças degenerativas, sendo assim podemos perceber porque a Bienal do alto Tietê é socialmente importante e por isso o Profº Doutor Mário Sérgio enalteceu os artistas e ainda cobrou do poder público de Mogi das Cruzes um Centro Cultural, ele colocou que uma cidade do porte de Mogi com grandes empresas e duas faculdades deixa os artistas que tem esta grande função social sem um Centro Cultural, ainda foi colocado a importância de existir instituições privadas que queiram investir em artes, como criar galerias, teatros e espaços que os artistas possam alugar para mostrarem seus trabalhos, em vários ramos da arte.
Acredito que com esse texto pudemos mostrar a importância real de se manter a Bienal do Alto Tietê, pois a função dela não é só expor alguns artistas, mas sim os melhores artistas da região que conseguem exprimir com sua arte aquilo que é ?real?, aquilo que é necessário para criar uma consciência social, para a melhoria da convivência coletiva, por isso peço não deixem esse importante evento morrer!


Texto escrito pelo artista plástico e professor de História da Arte


Eric Baxmann Carrupt





nos dias 23 e 24/05/08.


A REVISTA É UM ÓRGÃO DA
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah